terça-feira, 14 de março de 2023

ANTONIO FILEMON RODRIGUES PIMENTA

 



Natural de Natal, nascido a 7 de março de 1948, filho de MANOEL FILEMON FERNANDES e de MARIA AUGUSTA RODRIGUES PIMENTA. Membro da cadeira nº 5 da Academia Mossoroense de Letras, fundada em 25 de setembro de 1988, que tem como patrono o Dr. Lavoisier Maia (17/09/1896 – 08/10/1971), cujo primeiro ocupante foi o Padre Humberto Bruening (30/03/1914 – 29/08/1995).

     Reside em Mossoró desde 1951, onde estudou as primeiras letras com a professora particular Zélia Leão, indo, posteriormente, estudar no Colégio Diocesano Santa Luzia, de onde saiu sem concluir o 2º Grau.

     Funcionário Público Municipal, lotado na Fundação Municipal da Cultura, ora presta serviços no Museu Histórico Lauro da Escóssia/Centro Cultural Manoel Hemetério.

       Sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC, sócio efetivo do Instituto Cultural do Oeste Potiguar – ICOP, Sócio Correspondente da Academia Apodiense de Letras – AAPOL. Presidente da Comissão Mossoroense de Folclore – COMFOLC, de cuja entidade é um de seus fundadores.

        Da sua biografia constam as seguintes obras: “Santa Luzia: Virgem e Mártir”, em parceria com José Maria Alves (teatro), 1981; “A Procura do Caminho” (1979); “TERNURA” -  Teatro, Contos, Poesias” (1986); “o cangaço na imprensa mossoroense! (pesquisa); “Huberto Bruening no memorial dos Mossoroenses” (elogio da cadeira nº 05 da AMOL); além de participação na Revista Oeste órgão do Instituto Cultural do Oeste Potiguar.

      Filemon Rodrigues também é ator teatral e já participou de inúmeros  espetáculos na cidade de Mossoró, no próprio edifício “Epitolo de Campos”, da antiga Faculdade de Ciências Econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTONIO FILEMON RODRIGUES PIMENTA

  ANTONIO FILEMON RODRIGUES PIMENTA, SEGUNDO OCUPANTE DA CADEIARA DE Nº 05, DA ACADEMIA MOSSOROEMNSE  DE LETRAS, QUE ETEM   COMO PATRONO   -...